O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), realizará a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de março, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro Pedagógico Paulo Freire. Com o tema central ‘Emergência Climática e Desafio da Transformação Ecológica’, a conferência é uma ação integrada dos governos Federal, Estadual e Municipal, e sociedade em geral. Estarão presentes no evento o vice-governador Felipe Camarão e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas.
O objetivo é definir propostas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de subsidiar a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5CNMA) a ser realizada em maio, em Brasília, sob o comando do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Na plenária estadual, serão eleitos 40 delegados e apresentadas 20 propostas que serão levadas para a rodada nacional, em Brasília. A programação também terá palestras, apresentação cultural e uma feirinha do meio ambiente com stands de diversos parceiros.
Participam da conferência os delegados eleitos nas etapas municipais, delegados natos, representantes do poder público, setor privado, sociedade civil organizada, comunidades tradicionais, agricultores e público em geral.
A 5ª Conferência Estadual está organizada em 5 eixos: I – Mitigação; II – Adaptação e preparação para desastres; III – Transformação Ecológica; IV – Justiça Climática; V – Governança e Educação Ambiental, que orientarão os debates. A conferência se divide em etapas, sendo: I – Etapas preparatórias; II – Etapa Estadual.
De novembro/19 a janeiro/25, a Sema realizou a etapa municipal, primeira fase desse processo participativo. As conferências intermunicipais aconteceram em Barra do Corda, Colinas, Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Chapadinha, Paço do Lumiar, São Bento e Barreirinhas, engajando mais de 1500 pessoas e 119 municípios maranhenses. Também foram eleitos 270 delegados intermunicipais.
Atendimento à imprensa
Durante o evento, haverá uma coletiva de imprensa, momento para os jornalistas presentes fazerem perguntas e tirarem dúvidas sobre as temáticas abordadas na conferência. A coletiva será na quinta-feira (13), às 15h30.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (13) - Manhã
8h às 9h - Credenciamento
9h às 9h30 - Apresentação da programação e leitura do regulamento
9h30 às 10h - Dinâmicas dos eixos e grupo de trabalho por eixo
10h às 12h - Palestra ‘Emergências Climáticas Frente a Diversidade do Maranhão’ com o supervisor de Emergências Ambientais da Sema, Caco Graça
12h00 às 14h - Intervalo de almoço
Tarde
14h às 15h - Palestra ‘Justiça Climática’ com o promotor de Justiça de Meio Ambiente, Fernando Barreto
15h às 15h30 - Apresentação cultural
15h30 às 16h30 - Solenidade com autoridades
16h30 às 17h30 - Atendimento à imprensa
17h30 às 18h - Coffee break
Sexta-feira (14) - Manhã
9h às 10h - Palestra ‘Transição econômica: caminho para a transformação ecológica’ com o secretário executivo do Fórum de Secretários de Estado de Meio Ambiente da Amazônia Legal e diretor da Força Tarefa GCF no Brasil, Carlos Enrique Aragon Castillo
10h às 12h - Plenária: apresentação e priorização das propostas
12h às 14h - Intervalo de almoço
Tarde
14h às 15h - Palestra ‘Gestão Ambiental’ com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas
15h às 17h - Inscrição das candidaturas, apresentação das candidaturas, eleição dos delegados e homologação dos delegados eleitos na plenária
17h às 18h - Agradecimentos e encerramento
SERVIÇO
O quê:5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.
Quando:Nesta quinta-feira (13), das 8h às 18h, e sexta-feira (14), das 9h às 18h.
Onde:Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro Pedagógico Paulo Freire, Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís.