Segunda, 21 de Abril de 2025
Publicidade

Delegada trata sobre feminicídio e rede de proteção no programa ‘Toda Mulher’

Convidada desta edição foi Wanda Moura, que é chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão

Timon Agora | Jornalismo
Por: Timon Agora | Jornalismo Fonte: ALEMA
26/03/2025 às 23h49 Atualizada em 26/03/2025 às 23h53
Delegada trata sobre feminicídio e rede de proteção no programa ‘Toda Mulher’
Delegada Wanda Moura, chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão, com a jornalista Márcia Carvalho

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

Continua após a publicidade
Anúncio

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Toda Mulher’ desta quarta-feira (26), na TV Assembleia, recebeu a delegada Wanda Moura, chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão. Ela tratou sobre os fatores que têm levado ao aumento dos casos de feminicídio e, também, sobre ações de prevenção e rede de proteção à mulher.

“A partir da Lei de Feminicídio (Lei 13.104/2015), a gente conseguiu dar visibilidade à forma como nós, mulheres, somos mortas e, a partir disso, desenvolver políticas públicas para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e também o feminicídio”, afirmou.

Mesmo com ações de conscientização e fortalecimento da rede de proteção, o Maranhão é um dos nove estados onde uma mulher morre a cada 17 horas em razão de gênero. Em 2024, foram registrados 69 feminicídios e, somente nos três primeiros meses deste ano, 10 mulheres foram assassinadas.

“Que a gente tenha realmente uma educação pautada na igualdade de gênero, que meninas e meninos sejam educados, e sabendo que nós temos direitos iguais, as diferenças existentes entre homens e mulheres são biológicas e não podem justificar a desigualdade de direitos. É necessário que a gente realmente fortaleça essa Educação pautada na igualdade de gênero”, argumentou.

A delegada também comentou legislação em vigor no Maranhão de proteção à mulher. Uma delas foi a Lei 12.118/2024, de autoria da deputada Daniella (PSB), que proíbe o uso de imagem da vítima pelo acusado do crime.

Continua após a publicidade

Assista vídeos do Fatos Mais

Leia as últimas notícias do Timon Agora

“É muito importante, a gente consegue enxergar todos esses avanços, vindos principalmente dessas legislações feitas para proteger a mulher em situação de violência”, destacou.

Apresentado pela jornalista Márcia Carvalho, o programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.